Recent Posts

domingo, 4 de julho de 2010

Ei, Dunga... você é legal !

Não bastasse a indignação dos brasileiros ao assistir a convocação da seleção brasileira feita pelo técnico Dunga para a Copa do Mundo tínhamos que ver certos nomes e deixar de ver alguns (muitos) e tudo isso de boca calada já que o referido "técnico", como costumam chamá-lo, (deve ser algum tipo de apelido mas enfim...) havia ganhado tudo o que tinha disputado: 1 Copa América e uma Copa das Confederações. Sim foram títulos sofridos, e na minha opnião desnecessariamente, mas foram títulos e que renderam ao ... "técnico" muita confiabilidade por parte do Ricardão e apenas dele, diga-se de passagem.
Enfim, fomos pra Copa com os seguintes nomes no time titular : Júlio Cesar (melhor goleiro do mundo indiscutivelmente), Lúcio( zagueiro de ampla experiência e bem pedreiro, é verdade), Juan(um dos zagueiros mais classudos no futebol mundial), Maicon(o melhor lateral direito do mundo em minha opnião - sei que muitos irão discordar dela), Michel bastos(sabe aquele cara que nem você nem os companheiros do seu próprio clube sabem como foi parar naquela posição à meses da copa, sim é ele), Gilberto Silva(volante de experiência, - e bota experiência nisso - de boa colocação à frente da zaga), Felipe Mello(um dos volantes mais agessivos do mundo - gravem isso que vos digo), Elano (sabe aquele cara que não acerta um passe de 50 cm mas acerta um de 50 metros, é ele !), Kaká(voltava de uma cirurgia tratando do púbis todos diziam que não jogava no R.Madrid pra render tudo na copa e que a contusão era só uam desculpa - gravem isso também), Robinho(sabe aquele cara que você vê jogando e quer fazer igual? É ele ! Ia pra copa com o objetivo de ser o melhor da mesma), Luis Fabiano, o "fabuloso"(sabe aquele cara que mete todos os gols importantes na seleção mas que memso assim não te passa confiança, chama-se Luis Fabiano - mais tarde falamos dele).
Está escalada a seleção titular que enfrentaria na primeira fase Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal - um grupo fácil. E fácil também veio a classificação brasileira para as oitavas mesmo com atuações pífias, dizia-se que o gás estava sendo guardado pro que realmente importava: a fase do mata-mata.
Chegava a hora então de mostrarem TUDO aquilo que gurdaram durante os quatro primeiros( nas oitavas contra o Chile tiveram mais um jogo fácil com uma atuação abaixo do esperado) jogos e eis aqui o que, resumidamente, aconteceu nas quartas de final da copa do mundo de 2010 num jogo em que o Brasil, de azul, enfrentou a Holanda :

No primeiro tempo: uma maravilha diante dos olhos de Dunga: A Holanda atacava o Brasil defendia muto bem visto que estava bem organizado em campo e numa jogada daquelas que só acontece uma vez na vida Felipe Mello lança uma bola espetacular pra Robihno que só teve o trabalho de encostar na pelota e sair pro abraço. O Brasil continuava melhor e inccrivelmente passeava diante dos zagueiros holandeses mas parecia que o "técnico" estava feliz com o resultado que se manteve até o fim do priemiro tempo. Barsil 1 x 0 Holanda.

No segundo tempo: tudo parecia mudado. Os brasileiros aparentavam cansaço enquanto os holandese passeavam em cima dos zagueiros e volantes brasileiros e num lance de sorte Sneidjer cruza uma bola, que antes de entrar, bate na cabeça do cara, Felipe Mello. Gol contra de Felipe Mello mas foi azar, foi sim. Então o Brasil resolve partir ao ataque e aí vem a pergunta: Kaká se encontrava em campo? O jogador, que outrora fora eleito melhor do mundo, sumiu do jogo e tudo que tentava não dava resultado. O empate permanecia.

Escanteio pra Holanda Robben bate um holandês desvia para trás e Sneidjer amplia pra Holanda. Agora Holanda 2 x 1 Brasil. O Brasil tentava, tentava , e uma hora talvez até conseguisse o gol de empate visto que os zagueiros holandeses eram mais lerdos que uma lesma e os atacantes brasileiros sempre muito velozes. Mas lá estava ele, o homem tão contestado por muitos e tão adorado pelo anãozinho, Felipe Mello - aquele que eu descrevi como um dos volantes mais violentos do mundo- num enrosca, enrosca - acho que pra mostrar que é homem, uma porra (desculpa o termo mas é necessário) dessas só pode ter merda na cabeça - pisão no jogador holandês e cartão vermelho nele.

Estava decretado, então, o primeiro erro fatal de Dunga: ter convocado Felipe Mello pra Copa e ainda ter a ousadia ( mais que a do grupo de funk) de colocá-lo como titular.

O segundo erro? Dunga olhou pro banco e viu... é não viu ninguém que pudesse fazer realmente a diferença enquanto isso o brasil era, novamente, eliminado de uma copa do mundo nas quartas de final algo que eu considero inadmissível para um país que possui os melhores jogadores do mundo mas nem todos os melhores não foram convocados, né?

Equanto isso numa casa do subúrbio um menino sofria ao ver esse jogo e sofreu ainda mais quando viu que a sua seleção tinha no ataque alguém que tentou a bola e a fez subir pelo menos a um metro de altura, o mesmo que num jogo da fase de grupo tentou um passe de calcanhar e quase caiu no chão, não teria Dunga um atacante melhor que Luís Fabiano num país em que o leque, principalmente de atacantes, cresce em exponencial?


Enfim tudo o que eu tenho a dizer é
Obrigado Dunga! Agora vai tomar bem no olho do seu ...

terça-feira, 29 de junho de 2010

A, B, C, D ou E?

Saiu de casa cedo. Tinha um dia importante pela frente. Um daqueles dias que você não pensa só em você, pensa em todos que esperam algo, seja positivo ou negativo, de você. Desde os amigos que vão querer comparar nota (¬¬) até o pai que pode vir a sentir um desgostozinho já que está lhe dando oportunidades que não teve.
Chegando no local encontrou amigos, conversou, beijou, abraçou. Extravasou sentimentos. Faltando quinze minutos subiu, subiu as escadas agora só pensando no seu pai e em como ele reagiria frente a um futuro fracasso.
Entrou na sala dos Jorges, Josés, Josephs, Joões e afins; procurou sentar no lugar mais confortável possível. Foi impedido pela moça. Sentiu vontade de dar uma de Dunga mas trocou de cadeira ainda que inconformado. Inglês - Português - Estudos Sociais e por fim Matemática e suas Tecnologias ( um nome bem formal pra tratar de : Matemática, Física, Biologia e Química - Carrascos do vestibular).
Ao término da prova, sentia-se bem, sentia que podia ter ido bem na prova mesmo que isso fosse algo muito incerto ainda. As horas, nesse dia, passaram de uma forma estranha, lentamente. Segundos mais pareciam minutos e minutos mais pareciam horas.
Aliviava a tensão beijando-a, a mais bela das moças. Comeu , beijou, dançou e enfim voltou pra casa.
De frente para o computador, observava letras com variações de A a D. Pegou um papel e agiu instintivamente, comparou as letras por ele copiadas na hora da prova em um pequeno pedaço de papel com as letras do visor do computador. Tudo caminhava para um final ruim mas como num filme, daqueles que sempre têm final feliz, no fim de sua correção, quando já não havia mais esperança, só conseguiu ver na sua correção símbolos iguais ao logotipo da NIKE. Ao fim da correção, sorriu. Acabava de conquistar seu tão esperado conceito B na UERJ.

É... um dia pra nunca deixar de ser lembrado.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ano novo, vida nova

31/12/2009. Era só mais uma virada de ano: fogos,traçantes, bebidas, rostos alegres. Pessoas felizes comemorando o ano que estava por acabar e desejando que o próximo fosse melhor e ali estava ele, sentado à frente do computador, apenas aguardando a tão esperada "meia-noite" para que pudesse dormir e, sob o sol da manhã do dia seguinte, notar que nada mudou, era só mais um ano qualquer como todos os 18 que já havia vivido.

Férias, viagens, novos amigos, visita a lugares nunca antes visitados e um celular. Sim. Um celular, que por sinal, não parava de tocar. Até aí 2010 tinha tudo pra se enquandrar na sua previsão.

Voltou de férias e marcou um encontro para o dia 25 de janeiro, se não me falha a memória, com a garota que não fazia seu celular parar de tocar durante a viagem. Ainda assim, 2010 continuava seguindo o script dos anos passados.

Depois de se encontrarem na escola, partiram para o shopping e, no cinema, selaram o início de algo maravilhoso. É... parece que a vida esboçava sinais de que sua previsão era furada.

Depois de mais alguns encontros e após o início das aulas ele a pede em namoro. (Se não me falha a memória, Caroline era o nome dela.) E ela aceita prontamente.

Passaram algum tempo juntos até perceberem que não conseguiam viver mais um sem o outro, haviam atingido a complementariedade, haviam se apaixonado e acima de tudo: estavam se amando.

Agora sim estava confirmado! Sua previsão era furada. A vida havia destinado ao ano de 2010 daquele garoto a mudança que ele, no fundo, tanto esperava. O amor acabava de bater na sua porta e ele o aproveitava da melhor forma: Amando.